quinta-feira, 19 de março de 2009

PROBLEMAS INTERPESSOAIS



O inferno são os outros.
Jean Paul Sartre

Problemas interpessoais referem-se a todos os problemas que surgem na relação com o outro. Na verdade refere-se aquilo que cada um de nós transferiu para uma relação com o outro, fazendo com que este relacionamento se torne limitada, conflituosa, frustrante, problemática ou menos gratificante do que esperaríamos que fosse.
Este “outro” pode ser qualquer uma das pessoas que relacionamos, amigos, chefe, namorado (a), marido/esposa, irmãos, pais, filhos, etc. As situações em que se pode ter problemas com essas pessoas também podem ser variadas: iniciar uma conversa, pedir algo, expressar suas emoções positiva ou negativa, etc.
É importante sabermos que ninguém é 100% adequado com todas as pessoas e em todas as situações. A facilidade que cada um tem de se comportar de forma adequada vai depender muito da pessoa a quem esse comportamento se dirige e da situação em que se encontra. Portanto a pessoa que “funciona bem” nas relações terá mais facilidade de se comportar adequadamente com muitas pessoas e em muitas situações.
Existem dois tipos de comportamentos interpessoais:
Ansiedade social –
É quando o indivíduo sente uma ansiedade extrema num ou mais tipos de situação social evitando essas situações. Veja bem é diferente da timidez, a pessoa tímida ela presencia uma ansiedade relativamente pequena mesmo nas situações em que sente mais dificuldade e essa ansiedade não é intensa o bastante para que a pessoa evite a situação. As pessoas com ansiedade social elas pensam em si mesmas como incompetentes, incapazes e inferiores nas situações sociais e nos outros como competentes, confiantes e críticos nessas situações.
Comportamento não assertivo – É aquele que envolve a expressão direta pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que presencie a ansiedade excessiva, permitindo defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. Alguns exemplos de comportamentos assertivos são os comportamentos de auto-afirmação (como a capacidade de defender direitos legítimos), a expressão de sentimentos positivos (como a capacidade de fazer e receber elogios) e expressão de sentimentos negativos (como a capacidade de expressar afetos negativos legítimos).
Como lidar com os problemas interpessoais
Aqui estão algumas sugestões para fazer frente à ansiedade social e para adaptar comportamentos assertivos na situação social.
· Pensar de forma diferente: Aprenda a questionar a sua forma de pensar, e passa a pensar de uma forma mais positiva sobre você mesmo, que você é capaz de ser melhor frente a qualquer situação que sente dificuldade, que a barreira quem coloca é você mesmo.
· Sentir de forma diferente: Procura confrontar a ansiedade social nas suas manifestações físicas (coração acelerado, corar, transpiração, etc.), permitindo eliminá-la ou, pelo menos, reduzi-la para um nível em que se torne mais fácil de gerir. Duas maneiras simples e eficácia são: respiração diafragmática e o relaxamento muscular progressivo (a técnica estará no final). A sua combinação é particularmente eficaz na obtenção do estado de relaxamento pretendido.
· Agir de forma diferente: procure experimentar uma postura diferente. A idéia base é a de agir como se não tivesse ansiedade social (apesar de ela continuar lá), um pouco como se estivesse a representar um papel, no início isto pode parecer um pouco estranho e artificial, mas o que geralmente acontece é que, ao agir de maneira diferente recebe também um feedback diferente daquele a que está habituado, e este feedback, ao recompensar os novos comportamentos, permite que estes se fortaleçam e, gradualmente, se tornem mais espontâneos e mais “seus”.
Para agir de forma assertiva é necessário que ocorra uma aprendizagem de dois níveis: interno e externo.
A primeira mudança é interna, e passa por adquirir conhecimento dos direitos que lhe assistem, igualmente, a cada uma das pessoas que o rodeiam. Algum destes direitos é o de ser respeitado e tratado de igual para igual, o de expressar sentimentos, opiniões e necessidades, de pedir ajuda, de mudar de opinião, de dizer “não”.
A segunda etapa é aprender a defender esses direitos. Aqui a idéia fundamental é a de que não há assertividade sem “eu”. Dizer “eu” significa que assume a responsabilidade pelos seus pensamentos, sentimentos e ações e que não culpa os outros. Assim, em vez de “você me irrita”, dizer “eu me sinto irritado”, ou em vez de ”você tem razão”, dizer “eu concordo”.
OBS: Sabe-se que não é de um momento para o outro que se mudam os padrões interpessoais que muitas vezes nos acompanharam desde que nos conhecemos. Procure uma ajuda profissional e viva bem.
TÉCNICA Nº 1: RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
1. Sente-se numa posição confortável. Mantenha as pernas afastadas com os pés relaxados e virados para fora. Respire pelo nariz e preste atenção à sua respiração.

2. Sinta o movimento da sua barriga:- Quando inspira, a barriga vai para fora- Quando expira, a barriga vai para dentro.
Deve ser feito pelo menos 2 vezes por dia, 5 ou 6 minutos de cada vez, em alturas em que quais se encontre livre de distrações e interrupções
TÉCNICA Nº 2: RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO
1. Sente-se numa cadeira ou sofá e recoste-se o mais confortavelmente possível. Faça-o num local em que a intensidade da luz e do ruído sejam reduzidos e num período de tempo em que se encontre livre de interrupções e distrações. Use roupa confortável e tire os óculos / lentes de contacto se o considerar conveniente. Feche os olhos e mantenha-os fechados durante o treino.
2. Comece por utilizar os músculos referidos para a 1ª Fase: para cada um dos 16 grupos musculares, produza tensão durante 10 segundos e depois relaxe durante 40 segundos. Interiorize e utilize as seguintes formas de produção de tensão e relaxamento:– Mão e antebraço direito: Contrair os músculos, fechando fortemente o punho e mantendo o braço direito. Sinta a tensão na mão, nos nós dos dedos, nas articulações do punho e nos músculos do antebraço (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Braço direito: Contrair os músculos, empurrando o cotovelo contra o braço da cadeira ou empurrando o cotovelo para baixo e para dentro contra o corpo. Sinta a tensão no braço (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Mão e antebraço esquerdo: Contrair e descontrair os músculos utilizando o procedimento descrito para os do lado direito.
– Braço esquerdo: Contrair e descontrair os músculos utilizando o procedimento descrito para o do lado direito.
– Parte superior da face (testa): Contrair os músculos, levantando as sobrancelhas o mais alto possível / franzindo a testa. Sinta a tensão na testa e no centro do couro cabeludo (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Parte central da face (parte superior das bochechas e nariz): Contrair os músculos, fechando fortemente os olhos e franzindo o nariz, levantando-o. Sinta a tensão em redor dos olhos, no nariz e no alto das bochechas (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Parte inferior da face (parte inferior das bochechas, boca e queixo): Contrair os músculos, fechando fortemente os dentes e empurrando os cantos da boca para trás, como se quisesse sorrir exageradamente (10 seg). Sinta a tensão à volta dos maxilares e do queixo. Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Pescoço: Contrair os músculos, empurrando fortemente o queixo para baixo, contra o peito, sem tocar neste ou empurrando a cabeça para trás, contra a cadeira. Sinta a tensão no pescoço (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Peito, ombros e parte superior das costas: Contrair os músculos, inspirando profundamente, guardando o ar dentro dos pulmões e empurrando os ombros e as omoplatas para trás (como se quisesse tocar com um ombro no outro). Sinta a tensão no peito, ombros e costas (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Abdome: Contrair os músculos, encolhendo fortemente o estômago (como que para evitar um soco). Sinta o estômago tenso e apertado (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Coxa direita: Contrair os músculos, encolhendo fortemente a nádega direita (como que para «fugir com o rabo à seringa») e contraindo os músculos da parte superior da perna. Sinta a tensão na nádega e na coxa (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Parte inferior da perna direita: Contrair os músculos, empurrando fortemente os dedos do pé para cima, em direção à cabeça / na direção oposta à cabeça. Sinta a tensão na barriga da perna (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).
– Pé direito: Contrair os músculos, voltando o pé para dentro e, simultaneamente, dobrando os dedos (sem fazer muita força). Sinta a tensão na palma do pé (10 seg). Relaxe. Repare no contraste entre a tensão e o relaxamento (20 seg).Coxa esquerda: Contrair e descontrair os músculos, utilizando o procedimento descrito para a do lado direito.Parte inferior da perna esquerda: Contrair e descontrair os músculos, utilizando o procedimento descrito para a do lado direito.
– Pé esquerdo: Contrair e descontrair os músculos, utilizando o procedimento descrito para o do lado direito.
3. Quando considerar que este procedimento se encontra já satisfatoriamente interiorizado (nunca antes de uma semana de treino), prossiga para a 2ª Fase: para cada um dos 7 grupos musculares produza tensão durante 10 segundos, e depois relaxe durante 40 segundos, utilizando as formas de produção de tensão e relaxamento anteriormente descritas.
4. Quando considerar que os procedimentos acima mencionados já se encontram satisfatoriamente interiorizados, prossiga para a 3ª Fase: para cada um dos 4 grupos musculares produza tensão durante 10 segundos, e depois relaxe durante 40 segundos, utilizando as formas de produção de tensão e relaxamento anteriormente descritas.
Deve ser feito pelo menos 2 vezes por dia, 5 ou 6 minutos de cada vez, em alturas em que quais se encontre livre de distrações e interrupções

2 comentários: