sexta-feira, 15 de maio de 2009

Esquizofrenia (assunto que está gerando polemica na mídia)





A esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral, é uma doença grave que se caracteriza por um conjunto de sintomas entre elas alterações do pensamento, alucinações principalmente auditivas (o esquizofrênico geralmente ouve vozes depreciativas que o humilham, xingam, ordenam atos que eles reprovam, ameaçam, conversam entre si falando mal do próprio esquizofrênico. Pode ser sempre a mesma voz, podem ser de várias pessoas, podem ser vozes de pessoas desconhecidas ou conhecidas, podem ser murmúrios imcompreensíveis, ou claras e compreensíveis), delírios e embotamento emocional com perda de contato com a realidade causando uma disfunção social crônico.
A esquizofrenia atualmente não é mais vista como uma doença única, mas como um conjunto de patologias que atinge todas as classes sociais egrupos de pessoas homens e mulheres.



Sintomas da esquizofrenia:
Os sintomas da esquizofrenia se encaixam em três categorias gerais:
  • sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes como alucinações, delírios e desordens no pensamento e movimento.

  • sintomas negativos, que representa a perda ou a diminuição na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sintomas são difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por preguiça ou depressão.

  • sintomas cognitivos, são problemas com atenção, certos tipos de memória e funções de execução que nos permite planejar e organizar. Déficits cognitivos também podem ser difíceis de reconhecerem como parte da esquizofrenia, porém são os mais incapacitantes para levar uma vida normal.
Quando uma esquizofrenia começa?

Sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, geralmente aparecem nos homens durante a adolecência tardia e vinte poucos anos, e nas mulheres entre 25 e trinta e poucos anos. Esquizofrenia raramente aparece depois dos 45 anos de idade e antes da puberdade, embora já tenham casos em crianças de 5 anos. Em adolescentes os primeiros sinais da esquizofrenia incluem mudança de amigos, queda no desempenho escolar, problema para dormir e irritabilidade. Uma vez que muitos adolescentes normais também podem ter esse comportamento, o diagnóstico pode ser difícil de fazer nesse estágil.

Causas:

Sobre a causa da esquizofrenia só se sabem duas coisas: é complexa e multifatorial. Como a esquizofrenia, nunca se conseguiu identificar fatores de risco, exceto o parentesco com algum equizofrênico e esse fato dificulta muito as investigações porque não fornecem pistas necessárias que os pequisadores médicos precisam para pesquisar com mais detalhes sobre esse transtorno.

Tratamento

Uma vez que a causa da esquizofrenia ainda é desconhecida, os tratamentos atuais focalizam na eliminação dos sintomas da doença. Os tratamentos incluem medicamentos antipsicóticos e tratamento psicossocial. Os tratamentos disponíveis podem aliviar muito dos sintomas, na maioria dos esquizofrênico enfrentam alguns sintomas residuais pela vida toda.

Hoje em dia muitas pessoas com esquizofrenia conseguem levar vidas construtivas em suas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário