segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Depressão a doença do século

Depressão se tornou uma palavra muito usada para descrever algo que sentimos. Todas as pessoas em algum momento se sentem com o “astral baixo” na “fossa”, esses sentimentos ás vezes são normais quando são passageiros.
A depressão é uma doença como outra qualquer que atinge “o organismo como um todo”, comprometendo o físico, humor e conseqüentemente o pensamento, alterando a maneira de ver o mundo e sentir a realidade. Ela também influencia na alimentação, no sono da pessoa, como ela se sente em relação a si mesma e a forma que passa a pensar sobre as coisas, sendo assim a depressão é uma doença afetiva não é apenas estar de “baixo astral” momentâneo, muito menos uma fraqueza ou pessimismo. A depressão é uma doença séria que exige tratamento psicoterapêutico e muitas vezes psiquiátrico também.
As pessoas depressivas (calcula-se em média que 17% das pessoas adultas tenham tido depressão no decorrer da vida) não podem melhorar por si mesmas sem uma ajuda profissional, sem tratamento os sintomas podem durar até anos. Se a pessoa com depressão procurar um tratamento adequado com certeza ela voltará a ter uma vida normal.
A depressão inibe de maneira geral as funções psíquicas da mente humana como a memória, a criatividade, o raciocínio, a vontade, o amor e o desempenho sexual, dificuldade de amar a si mesma, de se cuidar e etc. Afeta também a parte física tornando-se tudo mais complicado e difícil para a pessoa deprimida. O depressivo ele não tem ânimo para os prazeres da vida, por isso conselhos para que um depressivo trate a depressão apenas, passeando, viajando e tirando férias é papo furado, porque o sentimento depressivo vem do interior da pessoa e não de fora dela, por isso o que é agradável para as pessoas que não são depressivas se torna tortura para as que estão deprimidas.
O quadro depressivo é o mais variável possível está relacionado de acordo com a personalidade do indivíduo deprimido, como cada um de nós, temos reações diferentes de sentimentos, cada um terá uma maneira pessoal de depressão. Algumas pessoas choram diante das situações e preocupações, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras se calam, se isolam, algumas tem dor pelo corpo (é o corpo que está chorando), em fim cada um reagirá de uma maneira.
Existem algumas maneiras que a depressão pode se manifestar:

· Depressão Típica > São sintomas afetivos que estão relacionados diretamente ao humor, podendo haver angustia acompanhada ou não da ansiedade, tristeza, apatia, irritabilidade, desânimo, desinteresse, nem sempre todos esses sintomas aparecem ao mesmo tempo. Outra relação marcante nesta depressão é em relação afetiva que a pessoa tem de si mesma (auto-estima).
· Depressão Atípica > Na maioria dos casos a depressão se manifesta de forma atípica, ou seja, a pessoa não se percebe deprimida. A pessoa acha que deve haver um motivo real (existencial) para manifestar a depressão. Por razões naturais nem sempre as emoções obedecem à razão, mesmo sabendo que não há motivo para nossa depressão, esta alteração afetiva acaba aparecendo mascaradamente e com sintomas diferentes da Depressão Típica. Tais sintomas não deixam de apresentar um sinal de alerta de um esgotamento psíquico. Vou dar um exemplo para ficar mais claro a autonomia da nossa emoção sobre a razão. Tem pessoas que não conseguem ver cortes ou sangue, e toda vez que depara com essa situação ela desmaia. O desmaio é uma defesa psíquica do organismo, que não quer presenciar a cena, é uma fuga planejada pelo nosso psiquismo que não participamos dela conscientemente.
Os sintomas da depressão são muito variados, para se fazer um diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais, tais como:
· Perda de energia ou interesse
· Variação de humor
· Dificuldade de concentração
· Alterações do apetite e do sono
· Lentidão das atividades físicas e mentais
· Sentimento de fracasso
Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
· Pessimismo
· Dificuldade de tomar decisões
· Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
· Irritabilidade ou impaciência
· Inquietação
· Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
· Chorar à-toa
· Dificuldade para chorar
· Desesperança
· Dificuldade de terminar as coisas que começou
· Sentimento de pena de si mesmo
· Persistência de pensamentos negativos
· Queixas freqüentes
· Sentimentos de culpa injustificáveis
· Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.

OBS: Ao perceber que você tem alguns desses sintomas que está persistindo, procure um profissional e não se sinta inferior, ninguém está livre de ter depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário