quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é psicologia?

É a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
O que é comportamento? É tudo que o indivíduo vê, sente, memoriza, esquece, fala, imagina, em fim tudo o que se passa na sua mente.
A palavra psicologia vem do Grego cuja etimologia vem do psykhé "psique" (alma) e Lógos (palavra, razão ou estudo). O Corpo e a mente não são separados, quando se fala que o estudo se dá através da mente e ou através do corpo, é importante informar que essa é uma elaboração teórica, já que existem estudos, com grande comprovação ao longo dos tempos, que mostram a influência de um sobre o outro.
Eu acredito que a espiritualidade é o melhor aliado da psicologia independente da religiosidade do indivíduo, não tem como enxergar o ser humano sem espiritualidade já que o mesmo é movido por sentimentos e emoções.
É interessante verificar como a psicologia moderna está em sintonia com os ensinamentos de Jesus: " Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã preocupar-se-à consigo mesmo(...)"(Mt 6,34). Ele ensina o ser humano a viver no aqui e agora, na paz consigo e com a vida. "Avança para águas mais profundas(...)" (Lc 5, 4). A psicologia leva o ser humano a mergulhar nas profundezas do seu Eu. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará(...)" (Jo 8,32). Com a psicoterapia o indivíduo torna-se, o homem prudente, com a capacidade de amar.
Mas infelismente hoje com a falta de tempo, com a correria do dia-dia, o ser humano ficou sem tempo para pensar, sem tempo para aproximar-se da natureza, até mesmo sem ter com quem desabafar sentindo-se só, vazio e alienado, cada vez mais o indivíduo se torna vítima de doenças psicossomáticas, isto é, distúrbios emocionais que se refletem no físico. O indivíduo se vê pequeno, esmagado, sem compreender o sentido da própria existência. É aí que a psicologia tenta buscar recursos neste sentido. Procura compreender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo mesmo e com o outro. A Psicologia é a ciência do comportamento, comportamento não apenas como reações externas, mas também atividades psicológicas num plano indiretamente observável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário