quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ANSIEDADE (seus benefícios e malefícios)



Sofremos mais na apreensão do que na realidade.”

A ansiedade é um problema orgânico ou psicológico?
Ainda é difícil chegar a uma definição de ansiedade que inclua todos os seus aspectos, de alguma forma, esta emoção, é referida como “nervosismo”. A ansiedade é muitas vezes caracterizada por um conjunto de sintomas físicos tais como: o aumento do ritmo cardíaco, o aumento do ritmo respiratório, o aumento da tensão muscular e emocional (criação de um estado de alerta, sentimentos subjetivos de desconforto). Estes sintomas fisiológicos da ansiedade é o que leva muitas vezes as pessoas a pensar que o seu problema é orgânico, passam por exames médicos e não revelam quaisquer alterações.

Para que serve?
A ansiedade é uma resposta biológica normal para ajudar o organismo. Ela é uma resposta ao perigo, prepara o indivíduo para a ação, permitindo que este possa obter duas respostas: atacar ou fugir, por exemplo, quando ao atravessar uma rua e vemos um carro aproximar-se em alta velocidade, a mesma resposta nos leva a fugir para a calçada. A existência da ansiedade é que permite que a pessoa se defenda para sua própria sobrevivência.

Ansiedade «Boa» Todas as pessoas têm situações em que se sentem um pouco ansiosas – um estudante antes de um exame, um executivo antes de uma reunião importante, etc. A ansiedade vai ajudar essas pessoas a enfrentar esses desafios, porque lhes permite estarem alerta e responder rapidamente às situações.
Ansiedade «Má» Existe ansiedade em excesso que leva a pessoa experimentar um nível de ansiedade tão elevado que enfrentar algo como um exame na faculdade se torna uma tortura. Nesses casos, a ansiedade torna-se disfuncional, e em vez de preparar a pessoa para a ação, passa a prejudicar essa mesma ação. É nesses casos que se torna importante tentar lidar com essa mesma ansiedade.

Lidar com a ansiedade
Existem três dicas para confrontar a ansiedade. Porém estas dicas não garantem que a sua ansiedade desapareça como um passe de mágica. Mas que constituem apenas algumas sugestões que poderão ser útil como ponto de partida para começar a abordar o problema.

Dica nº1:
Alterar hábitos da sua vida. É impossível nem desejável esvaziar toda a ansiedade que a vida comporta, mas poderá ser benéfico reconsiderar os seus hábitos de forma a identificar as situações que lhe criam mais ansiedade e desenvolver estratégias para torná-las mais fáceis.
1 - o atraso dos transportes públicos e o trânsito das grandes cidades são causas de ansiedade matinal para muita gente; quanto a eles, nada pode fazer. Mas pode passar a sair um pouco mais cedo, e tolerá-los com mais tranqüilidade.
2 – a falta de organização é a causa mais comum de ansiedade no trabalho. Em cada dia estabeleça um programa de tarefas e prioridades, de forma a evitar os esquecimentos e a controlar melhor o seu trabalho (adote uma agenda).
3 – tente incorporar uma atividade de prazer na sua rotina diária (fazer uma caminhada, uma academia, encontrar-se com amigos, fazer um passeio com a família, estar com pessoas agradáveis...), isto permitirá recarregar baterias, ganhar perspectiva sobre as coisas e aumentar a motivação do seu dia a dia.
Dica nº2:
Pensamentos assustadores, a pessoa que sofre de ansiedade excessiva tem a tendência desenvolver pensamentos que a deixe mais ansiosa, por exemplo, um estudante que antes de um exame, é torturado por pensamentos como “tenho que saber tudo”, “não vou conseguir”, “provavelmente nunca vou acabar o curso”. Nesta abordagem, a redução desta ansiedade passa por identificar estes pensamentos e analisá-los de forma objetiva. Algumas das possíveis questões são: até que ponto estes pensamentos são realistas? Qual é a probabilidade de a catástrofe que imagino se verificar na prática? Verificar, o que significaria realmente? Como poderia lidar com isso? Responda às suas próprias questões, formulando as respostas sob a forma de pensamentos mais realistas. No exemplo do estudante acima mencionado, poderiam ser respostas como “vou fazer render ao máximo aquilo que sei”, “se consegui fazer as coisas até aqui, é perfeitamente possível que passe neste exame”, e “de qualquer forma, um exame é só um exame”.
Dica nº3:
Esta abordagem procura confrontar a ansiedade nas suas manifestações físicas, permitindo eliminá-la ou, pelo menos, reduzi-la para um nível em que se torne mais fácil de gerir. A idéia é a de relaxar o corpo, assumindo que, num corpo relaxado é difícil ter pensamentos ansiosos. (procure fazer uma yoga, alongamentos, exercícios respiratórios).

OBS:
Uma boa notícia para as pessoas que sofrem de ansiedade excessiva, da mesma forma que aprenderam a ficar ansiosas em determinadas situações, também é possível aprender a relaxar nas mesmas situações. Caso prefira ter um acompanhamento mais individualizado, procure um profissional para combinar um processo de acompanhamento

2 comentários:

  1. sofro de ansiedade, e achei a sua matéria muito interessante que com certeza esclareceu muito para mim... parabéns Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. muito legal. obrigada pelas informações, principalmente sobre a função da ansiedade. muitas vezes nos apressamos em condenar uma emoção e a reprimimos mais ainda, aumentando sua força... obrigada

    ResponderExcluir