domingo, 24 de maio de 2009

O subconsciente o nosso maior tesouro




“Tudo que somos é resultado do que pensamos”.


Nós possuímos uma mente e devemos aprender a utilizá-la. Há duas dimensões na nossa mente, o consciente (racional) e o subconsciente (irracional). Nós pensamos com a mente consciente e os pensamentos serão absorvidos por nossa mente subconsciente, que cria imagens de acordo com a natureza dos nossos pensamentos. Se pensar coisas boas, acontecerão coisas boas. Se pensar coisas más acontecerão coisas más. É assim que a nossa mente funciona.
Quando pensamos em algo positivo, construtivo o nosso subconsciente irá processar como algo verdadeiro e isso corresponde a purificar por meio de auto-sugestão o conteúdo do próprio subconsciente. O método de auto-sugestão é muito importante e eficaz, se entoarmos todos os dias a afirmação “Vou melhorar cada vez mais em todos os sentidos” vinte vezes pela manhã, ao acordar, e mais vinte vezes à noite, pouco antes de dormir, essa prática irá criar no seu subconsciente uma imagem, de algo verdadeiro e realmente conseguiremos melhorar. Mas é essencial a perseverança e o fervor a afirmação, pois, se negligenciarmos um pouco a prática diária do uso dessas palavras, a convicção tende a enfraquecer.
O mundo em que vivemos é como o mar, e em nossas vidas ocorrem à maré alta e a maré baixa. Existem pessoas que estão sempre em maré baixa, mas isso acontece porque elas têm a postura mental negativa e se resignam a permanecer nesse estado. É preciso saber que chegar ao fundo é uma oportunidade para reagir e dar um salto. Vamos supor que você iniciou um empreendimento, mas o negócio não vai bem e está à beira do fracasso. Mesmo assim, não há razão para se desesperar. Imediatamente você deve pensar que o insucesso de um empreendimento é um degrau anterior a um empreendimento bem-sucedido, e mentalizar com convicção: “ vou melhorar cada vez mais em todos os sentidos”. Com certeza a situação vai melhorar, mas, tenhamos um propósito ou não, essa mentalização é positiva por si só. É muito melhor do que ter em pensamentos como: “ai de mim, minha vida não tem mais sentido, porque eu não consigo e os outros conseguem...” e viver sofrendo, não sinta pena de si mesmo, comece a ver que você pode ser melhor a cada dia.
Mude os seus pensamentos e mudará seu destino.

Um comentário:

  1. 21:06_10.2011.31

    Ola!
    Drª Katia Alves,
    É muito interessante observar o paroxismo da irracionalidade da mente humana processe algo positivamente correto e útil ao desenvolvimento pessoal. O irracional não poderá pela força da ordem evolutiva determinar a satisfação do bem-estar racional. A assertiva é concerne ao supraconsciente da psicologia oriental. Este estado da mente, sim é o responsável pelos insights que se ajustarão em respostas aos pensamentos elaborados pelo consciente.
    A Drª concorda?
    Esclareço que não desejo ser inconveniente, apenas curioso pela aproximação das psicologias oriental e ocidental.
    O SUBCONSCIENTE O NOSSO MAIOR TESOURO, é uma joia de texto, uma consulta gratuita de valor inestimável, totalmente voltada para educação transpessoal.
    Obrigado,
    Emanoel de J. Holanda
    djeholand@yahoo.com.br

    ResponderExcluir