
O que é Síndrome da tensão pré-menstrual?
Síndrome da tensão pré-menstrual mais conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas relacionados ao ciclo menstrual. Os sintomas da TPM ocorrem na semana ou até duas semanas antes da menstruação. Estes sintomas geralmente vão embora depois que a menstruação começa. A síndrome da tensão pré-menstrual pode interferir nas atividades normais em casa, escola e trabalho. Com a chegada da menopausa acaba a síndrome da tensão pré-menstrual.
Causas
As causas da TPM não são claras, algumas mulheres podem ser mais sensíveis do que as outras nas alterações hormonais durante o ciclo menstrual. O estresse não parece causar a TPM, mas pode piorar os sintomas. A TPM atinge mulheres de qualquer idade que ainda menstruam.
Sintomas
Os sintomas da TPM atingem tanto o físico como o emocional e os mais comuns são:
>Inchaço e rigidez nos seios.
>Fadiga e problema para dormir.
> Estômago embrulhado, prisão de ventre ou diarréia.
> Dor de cabeça.
> Mudanças no apetite ou ânsia por comida.
> Dor nos músculos ou articulações.
> Tensão, irritabilidade, mudanças no humor ou acessos de choro.
> Ansiedade ou depressão.
> Problema de memória e concentração.
Nunca esquecendo que os sintomas podem variar de mulher para mulher porque os níveis de hormônio durante o ciclo menstrual são diferentes para cada uma delas.
Tratamento
Existem tratamentos testados para aliviar os sintomas da TPM, mas ainda não foi encontrado nenhum tratamento que fosse eficaz para todas as mulheres. Se a sua tensão pré-menstrual não for tão intensa ao ponto de precisar um acompanhamento médico, basta adotar um estilo de vida mais saudável tais como:
>Praticar exercícios físicos, ter uma boa noite de sono, escolha uma alimentação saudável, não fume, e encontre formas de controlar o estresse em sua vida.
> Tente evitar os excesso de sal, alimentos açucarados, cafeína e álcool, especialmente se estiver com os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.
>Certifique-se que está ingerindo quantidades adequadas de vitaminas e minerais. Um suplemento alimentar de cálcio com vitamina D pode ajudar a manter os ossos fortes e pode ajudar com os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.
O que é dismenorréia?
A dismenorréia, também conhecida como cólica menstrual, envolve menstruação que é acompanhada por dor ou cólica, geralmente na região pélvica ou abdômen inferior. A dismenorréia é a principal causa de perda de horas de estudo e trabalho em mulheres na idade fértil. A dor pode acontecer nos dois primeiros dias da menstruação ou pode acompanhá-la até o fim da menstruação. Embora alguma dor ou cólica durante a menstruação seja considerada normal, a dor excessiva não é.
Existem dois tipos de dismenorréia:
>Primária refere-se à dor menstrual que ocorre em mulheres saudáveis e não está relacionada com qualquer problema específico do útero ou órgãos pélvicos.
> Secundária é a dor menstrual que está relacionada a alguma doença ou anormalidade estrutural dentro ou fora do útero, como por exemplo: inflamação pélvica, leiomioma (mioma uterino), endometriose (é o crescimento de células que revestem internamente o útero), adenose (aumento do volume dos lóbulos mamários por aumento numérico dos ácinos), adenomiose (doença uterina caracterizada pela presença de glândulas e estroma endometrial), útero deslocado e útero retrovertido.
Tratamento da dismenorréia primária
Anti-inflamatório não esteróides, como ibuprofeno e naproxeno, são bastante eficientes no tratamento da dismenorréia primária.
Tratamento da dismenorréia secundária
A forma mais eficiente para tratar a dismenorréia secundária é a identificação e tratamento do problema de saúde por trás dela.
OBS: É importante que você procure uma orientação do seu ginecologista e tenha uma vida mais tranqüila e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário