terça-feira, 25 de maio de 2010

TRANSTORNO BIPOLAR


O que é a doença bipolar? O transtorno Bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de humor: Ora ocorrem episódios de EUFORIA (mania), ora de DEPRESSÃO, com períodos intercalados de normalidade. Com o passar dos anos os episódios repetem-se com intervalos menores, havendo variações e existindo até casos em que a pessoa tem apenas um episódio de mania ou depressão durante a vida.
O que causa a doença bipolar do humor:
Apesar de o transtorno bipolar do humor nem sempre é facilmente identificada, existem evidências de que fatores genéticos possam influenciar o aparecimento da doença, e também em um desequilíbrio de substâncias químicas do cérebro denominadas norepinefrina e cerotonina.
Como se manifesta a doença bipolar do humor:
Podem iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensiva impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas.
Muitas vezes o paciente não percebe que tem esta enfermidade, e é necessário que familiares e amigos estejam bem informados, saibam reconhecer alguns dos sintomas para poderem encaminhá-lo à um tratamento adequado.
O que é euforia?
A euforia ou mania é um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, sem qualquer relação com o momento em que o indivíduo está vivendo. Nesse período, o paciente não apresenta qualquer motivo para estar triste ou alegre.
Como reconhecer o estado de euforia?
Alguns sintomas mais importantes:
• Sentir-se muito importante (grandioso) ou conceituado;
• Pensamento acelerado, tagarelice;
• Idéias de grandeza, otimismo exagerado, aumento de auto-estima;
• Gastos excessivos;
• Delírios e alucinações em manias graves
• Participar de atividades impulsivas, tais como: diversões, abuso de drogas, ou sexo desprotegido, sem constatar eventuais perigos.
Em geral a mudança de comportamento na euforia é súbita, mas o indivíduo não percebe sua alteração ou a atribui a algum fator do momento, mesmo inexistente.
O que é depressão?
A depressão caracteriza-se por um estado em que o humor fica deprimido, melancólico, triste e que dura pelo menos duas semanas. O indivíduo sente angústia, ansiedade, desânimo, falta de energia.
Como reconhecer um estado de depressão?
Ela pode apresentar os seguintes sintomas:
• Irritabilidade, ansiedade;
• Desânimo, cansaço mental;
• Dificuldade de concentração, esquecimento e raciocínio lento;
• Apatia, desinteresse, falta de motivação, sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio;
• Redução da libido e aumento do sono;
• Sentir-se estar no final da vida(suicídio).
Em depressão leves o paciente consegue viver à custa de sofrimento, cansaço e mau humor. Depressão graves podem apresentar delírios e alucinações.
Como se diagnostica a doença bipolar do humor?
O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.
Como se trata a doença bipolar do humor?
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.

2 comentários:

  1. Tenho um amigo Bipolar,E pelo que eu sei ele não toma nenhum tipo de remédio, foi internado algumas vezes mais foi só isso, queria saber se ele pode trazer algum tipo de violência as pessoas quem vivem perto dele, e se sim, até quais pontos ele poderia chegar...
    Obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpa a demora em responder> O portador do transtorno Bipolar é importante que tenha um acompanhamento psiquiátrico com medicamentos e também com psicólogo. Isso ajudará a ele ter mais segurança e menos sofrimento. Quanto a causa ou a que ponto o transtorno pode levar a pessoa é relativo, fora o sofrimento em que a pessoa portadora tem, em alguns casos pode levar ao suicídio, agressividade, alucinações ou até mesmo com manias de perseguições. O correto é tratar para evitar surtos e problemas futuros mais grave. Obrigada por escrever espero que eu tenha tirado a sua dúvida abraço

      Excluir