segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O tema que irei abordar hoje é sobre: Você ensina valores morais a seus filhos?


Com certeza muitos irão dizer que sim, mas a questão é, de que maneira isto está sendo conversado?
Quando seu filho ou filha eram pequenos vocês de alguma maneira ou outra cuidaram da segurança deles, tornando a sua casa mais segura com certos cuidados de cobrir as tomadas, escondendo objetos pontudos, bloqueando escadas, tudo isso para segurança deles. E hoje com os filhos na adolescência? Com certeza suas preocupações são bem maiores: ”as preocupações crescem conforme os filhos crescem”.
Alguns pais tentam vigiar seus filhos adolescentes 24 horas por dia, rondando-os e monitorando tudo o que eles fazem. Mais tarde, muitos acabam descobrindo que essa vigilância só fez com que os filhos escondessem o que estavam fazendo, ou seja, tornaram-se mestres em camuflar a própria conduta que os pais estavam tentando evitar. É obvio que controlar não é a solução, tenha varias conversas com eles seja claro ao falar e também esteja aberto a ouvir o que os teus filhos têm para dizer, sobre qualquer assunto.
O assunto que ainda nos dias de hoje é um tabu entre pais e filho é sobre o sexo. Você como pai ou mãe, deve ser a fonte principal de informações para seus filhos. Não pensem que seus filhos preferem falar de sexo com os amigos ao contrário eles preferem que seus pais falem desse assunto por confiarem mais em vocês.
A medida que eles crescem precisam saber mais sobre o sexo do que apenas fatos sobre como nasceram. Eles precisam ter suas perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado. Em outras palavras eles precisam de valores com base em fortes convicções a respeito deste assunto.
Como você pode ensinar bons valores a seu filho adolescente?

1. Deixe claro quais são os seus valores: Que não são a favor do sexo entre jovens, que não é saudável ter vida sexual ativo tão cedo, os riscos que correm se não fizerem um sexo seguro e com vários parceiros. Que o sexo dentro de um casamento é muito mais saudável moralmente e psicologicamente.
2. Ensine toda a verdade sobre o sexo: certifique-se de que seu filho saiba toda a verdade sobre o sexo, que é algo belo e natural entre duas pessoas que se amam e querem formar uma família. Mas que também pode trazer felicidade ou sofrimento, dependendo de como se é usado. Procure terminar a conversa num tom positivo, para que possa haver abertura sempre que seu filho(a) precisar procurá-lo.
3. Ajude seu filho avaliar as conseqüências: para tomar boas decisões em qualquer aspecto da vida eles precisam saber como identificar as opções e então pesar os prós e os contras de cada opção. Não pense que basta simplesmente saber o que é certo e o que é errado. É refletindo nos erros que ajudará a tomar a decisão correta com mais segurança.

È importante que seus filhos saibam que esta conversa tem um lado positivo. Ela pode fazer com que eles meditem no tipo de pessoa que querem ser. Pode ajudá-los a pensar seriamente na pergunta: “ Quero ter o controle da minha vida e ser conhecido como alguém que tem caráter e integridade, ou como alguém que segue a maioria, uma pessoa fraca que se entrega aos desejos?” Ter bons valores morais ajudará seu filho a responder a essa pergunta com sabedoria e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário