quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Faça o teste!

Recentemente o psicólogo Robert Epstein, Doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos, desenvolveu um teste de triagem simples baseado cientificamente no (DSM-IV) – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, com o objetivo de alertar para possíveis riscos de um transtorno, estimulando a busca por ajuda psicológica. Deixando claro que este teste não tem a função diagnóstica.

Aqui segue parte do teste sendo selecionadas as patologias mais comuns em nosso país:

TRANSTORNO DE CONTROLE DE IMPULSOS

( ) Às vezes não sou capaz de controlar minha raiva.
( ) Freqüentemente ajo por impulso, o que, às vezes, traz grandes problemas.
( ) Estou preocupado com as apostas, parece que tenho dificuldades em controlar meu comportamento quanto ao jogo.

ABUSO DE SUBSTÂNCIAS

( ) Durante o ano passado, tive de ingerir mais bebidas alcoólicas ou usar mais drogas para satisfazer minhas necessidades.
( ) No ano passado tentei, mais não consegui, diminuir a quantidade de bebidas alcoólicas de drogas ou cigarro.
( ) Durante o ano passado tive de ingerir quantidades cada vez maiores de bebidas alcoólicas ou drogas para me satisfazer ou lidar com meus problemas.

DEPRESSÃO

( ) Nas últimas duas semanas venho tendo dificuldade em sentir prazer nas atividades diárias de que costumava gostar.
( ) Há cerca de 15 dias venho pensando com freqüência que quero morrer.
( ) Pelo menos durante as duas últimas semanas, venho me sentindo deprimido quase todos os dias.

FOBIAS ESPECÍFICAS

( ) Tenho medo excessivo ou irracional de algum objeto ou situação.
( ) Estou com muito medo de algo, e meu medo interfere em minha capacidade de desenvolver meu trabalho ou em conduzir minha vida de maneira normal.
( ) Tenho muito medo de um objeto ou uma situação, e quando me exponho a esse estímulo entro em pânico.

FOBIAS SOCIAIS

( ) Sinto medo de ficar perto de outras pessoas em determinadas situações e percebo que meus medos podem ser irracionais ou excessivos.
( ) Em determinadas situações sociais, sinto extrema ansiedade.
( ) Sinto grande temor em uma ou mais situações em que eu precise interagir com outras pessoas.

TRANSTORNO DA ALIMENTAÇÃO

( ) Costumo comer muito e, em seguida, vomitar ou usar laxantes, ou outros meios radicais, para evitar ganho de peso.
( ) Estou preocupado com meu peso ou com a forma do meu corpo e, consequentemente, como ou me exercito de uma forma que algumas pessoas poderiam considerar incomum.
( ) Não estou disposto ou não sou capaz de comer ou digerir o alimento em quantidade suficiente para manter meu peso saudável.

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

( ) Tenho lembranças perturbadoras relacionadas a um acontecimento traumático que experimentei no passado.
( ) Costumo ter sonhos perturbadores sobre experiência terrível ocorrida no passado.
( ) Às vezes me vejo revivendo o horror de um fato traumático que experimentei no passado.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

( ) Pelo menos durante os último seis meses, venho sentindo preocupação e nervosismos excessivos, difíceis de controlar.
( ) No mínimo nos últimos seis meses, tenho ficado extremamente ansioso e preocupado com uma série de acontecimentos e atividades diferentes.
( ) Pelo menos durante os últimos seis meses, venho me sentindo excepcionalmente agitado, cansado, irritado, tenso ou distraído.

TRANSTORNO BIPOLAR

( ) Durante o ano passado tive variações súbitas de humor, sem qualquer razão aparente.
( ) Meu humor muda rapidamente, de depressivo a esfuziante sem qualquer motivo aparente.
( ) Durante o ano passado o meu humor mudou mais de uma vez de deprimido para esfuziante.

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

( ) Repito excessivamente certos comportamentos ou pensamentos, sem conseguir parar.
( ) Pensamentos frequentes me causam grande ansiedade.
( ) Acredito que esses pensamentos possam ser irracionais ou exagerados. Faço ou penso repetidamente algumas coisas, para me acalmar ou impedir que algo terrível aconteça. 

Se você marcou um item em uma ou mais categorias, é possível que esteja passando por uma situação de angústia que poderia ser melhor compreendida com a ajuda de um profissional. Se assinalou dois ou três itens em uma ou mais categorias, talvez seja um bom momento de procurar a ajuda de um psicólogo já que a maioria dos problemas em saúde mental podem ser tratados.

Este teste tem a função de alertar as pessoas quanto a necessidade de cuidados com a saúde mental, então mais do que o resultado do teste o importante é voltar-se para si mesmo e perguntar se não seria o momento de busca ajuda especializada, e de cuidar-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário