segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quando e por que fazer terapia?


Às vezes chegamos a pensar que algo diferente aconteceu conosco e que precisamos de ajuda ou um trauma gerado na infância nos faz pensar no resgate do mesmo ou até mesmo na curiosidade do auto-conhecimento pessoal. Na verdade uma luz de alerta se acendeu em nosso cérebro e é hora de recorrer a ajuda especializada.
Deve-se buscar a ajuda de um psicólogo , desde que o indivíduo esteja disposto a iniciar um tratamento de forma bastante consciente e por desejo próprio. Esse é o ponto de partida e o mais importante passo do tratamento, identificar que precisa de ajuda. No entanto, esperamos que esse individuo descubra junto a esse tratamento, não só caminhos alternativos como também que passe a enxergar suas adversidades de uma outra maneira, sem tanto sofrimento. Conseguir ver o outro lado da moeda faz com que as pessoas redimensionem a situação e com isso passem a lidar com ela de maneira menos radical.
Quem está livre de problemas hoje em dia? A nossa sociedade vive numa constante mudança e as pessoas têm que driblá-las para não serem pegas de surpresa; mas e nossos conflitos, nossas derrotas (não estamos livres deles), emoções, dúvidas e inquietações para onde vão?
Às vezes estamos presos a estereótipos consagrados por uma cultura ultrapassada e são esses indivíduos são os que mais precisam desse tipo de ajuda.
Enfatizamos que embora tenho citado alguns exemplos que justifiquem o processo terapêutico, o maior e mais enriquecedor objetivo desse trabalho é o crescimento pessoal que fatalmente vem em decorrência do auto-conhecimento, independentemente de ter-se ou não alguma queixa específica.
Algum dia, a qualquer hora e em algum lugar você irá despertar para a importância e a necessidade de se conhecer a fundo e a caminhar de forma mais consciente. É aí que se inicia nosso trabalho.

2 comentários:

  1. Ollaa meu nome e kesia faz 5 dias que minha amiga morreu ela era a minha melhor amiga depois que ela morrur minha vida virou de cabeca pra baixo e paresse que eu sou difernte eu fui pra escola e parecia que nao tinha niguem porque nois era vizinhas amigas na escola e tudu acabou por um aciendente de carro e eu vir tudu ela foi pegar a bola dos meninos e caiur e o carro passou por sima dela eu nao sei oque fazer essa imagem esse momento nao sair de mim nao sair de de dentro de mim eu naosei oque fazer tou sozinha e ja tenho 15 anos nao sei oque aaa choreir todos esse 5 dias e minha mae so trabalha mey pai morreu de carcêquando eu tinha 4. Anos mas eu sei que e dificil fala isoo pra corque um derrepente minha vida ta dificiu minhas fotos com ela minhas corvesas com minha risadas eu amava ela nao tenho irmas e nem irmaos nem tia nem vô nem primos nem nada minha mae e filha unica tanbm isso e minha vida acho que eu tou louca minha mae so briga com migo as meninas da minha sala distancia de eu e os meninos me chigam de tudu quanto e nome e isoo dor eu chorooo de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tentou procurar um psicólogo depois do ocorrido? Ajudaria muito você.

      Desculpa só poder responder agora ... Estava com problemas para acessar ao blog.

      Excluir